25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/08/23 às 8h30 - Atualizado em 4/08/23 às 8h30

Governo promove atendimentos veterinários gratuitos no Sol Nascente

COMPARTILHAR

O projeto Hospital Veterinário Público (Hvep) Móvel chegou ao Sol Nascente. A estrutura está instalada nas dependências da administração regional e promove atendimentos veterinários gratuitos para cães e gatos da região até meados de setembro, com possibilidade de prorrogação. Os tutores interessados nos serviços devem se encaminhar até a unidade em dias úteis, entre 7h30 e 15h.

A unidade móvel promove atendimentos básicos, como consultas e exames de sangue e, quando necessário, o pet é encaminhado para a unidade fixa em Taguatinga. Por meio do projeto móvel, a equipe também conscientiza os tutores sobre a importância de vacinar e castrar os pets. Desde que a unidade móvel chegou ao Sol Nascente, em julho, já foram feitos aproximadamente 200 atendimentos à população da região.

“O projeto da unidade móvel tem uma importância para a gente de levar o atendimento para as pessoas que não conseguem chegar à nossa unidade em Taguatinga. A unidade móvel leva educação veterinária e atendimento para aquelas pessoas que não têm conhecimento e não conseguem chegar a um veterinário”, afirmou a veterinária e coordenadora do HVep, Lindiene Samayana.

Políticas públicas

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) lançou, em julho, uma pesquisa inédita sobre a população de cães e gatos nas regiões administrativas (RAs) do DF. Os dados obtidos na pesquisa vão subsidiar a criação de políticas públicas eficazes para os pets do DF, como ampliação do programa de castração e sua unidade móvel.

Para participar, basta que o cidadão tenha acesso à internet e responda ao formulário online, disponível no site da Sema.

Fonte: Thaís Miranda, da Agência Brasília / Edição: Igor Silveira / Foto: Paulo H Carvalho

Mapa do site Dúvidas frequentes