25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/08/23 às 14h45 - Atualizado em 25/08/23 às 14h45

Ação da Caesb “Educar para preservar” chega no Sol Nascente

COMPARTILHAR

Com o objetivo de proporcionar às crianças uma vivência prática e extraclasse sobre o tema educação ambiental e sustentabilidade, a Caesb, em parceria com a Secretaria de Educação, a Adasa e a Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol, realizou hoje (25) a ação “Educar para Preservar” na Escola Classe 66, do Sol Nascente. Cerca de 1.300 alunos da Educação Infantil e Fundamental participaram de diversas atividades educativas com a abordagem de temas como uso racional de água, uso correto da rede de esgoto, reciclagem, coleta seletiva, dentre outros. 

A programação contemplou a realização de brincadeiras lúdicas, palestras com técnicos da Caesb e Adasa, visitas monitoradas ao Expresso Ambiental, um ônibus temático com maquete de 6 metros sobre o Ciclo do Saneamento. As mascotes Cristal (Caesb) e Gotita (Adasa) também marcaram presença e interagiram com o público presente. Ao final do evento, as crianças receberam da Caesb a cartilha “Uma viagem pelo Ciclo do Saneamento” com informações para serem compartilhadas com a família. Durante todo o dia, a área comercial da Companhia ofereceu atendimento à comunidade local a fim de sanar dúvidas e trazer informações da Empresa.  

As ações educativas realizadas durante a iniciativa levaram às crianças o conhecimento de conceitos básicos relativos à educação ambiental e promoveram uma reflexão sobre os hábitos de consumo deste bem tão precioso que é a água. Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, essa ação é um instrumento necessário e modificador, pois promove reflexões sobre os problemas ambientais, alertando às futuras gerações sobre a importância do desenvolvimento sustentável. “A Caesb tem um papel muito maior que fornecer água de qualidade, coletar e tratar o esgoto. A Companhia tem se empenhado em proteger o meio ambiente e os recursos hídricos levando conhecimento para nossos estudantes”, afirma Reis. 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destaca que essa é mais uma ação dentro da rede pública de ensino do DF que tem como foco formar cidadãos mais conscientes com a sustentabilidade. “Valorizamos muito esse trabalho de conscientização dos estudantes, em parceria com outros órgãos, que levam ações lúdicas e educativas para que os jovens possam repassar esse conhecimento e influenciar positivamente toda a comunidade escolar”, pontua. 

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, é de extrema importância levar a temática ambiental para o ambiente escolar. “Ao despertamos a consciência ambiental da criança, por meio de projetos lúdicos e interativos, incentivamos a mudança comportamental dos seus pais e da comunidade onde ela vive. Os efeitos desse processo educacional são benéficos para toda a sociedade”, afirma Raimundo. 

Segundo o administrador Regional do Sol Nascente / Pôr do Sol, Claudio Ferreira, “é gratificante ver ações para as crianças que abordem o tema do uso correto da água. A educação e a sustentabilidade são assuntos de suma importância para hoje e para as gerações futuras”. 

O estudante do 4º ano Fundamental, Hibrain Santana Jacobina, participou das atividades no período da manhã. "Achei o dia muito legal! A Caesb ensinou que temos que economizar água. Agora vou ensinar meus pais que têm de escovar os dentes e fechar a torneira, tem que ensaboar a louça, fechar a torneira e depois abrir quando for enxaguar", explicou. 

 Assessoria de Comunicação – CAESB / Foto: Marco Peixoto (Caesb)

Mapa do site Dúvidas frequentes