Notícia Aberta
Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol de mãos dadas com o Hemocentro de Brasília
COMPARTILHAR
Ascom - Sol Nascente/Pôr do Sol

Com estoque crítico, Hemocentro de Brasília adota senha preferencial para doadores O negativo e A negativo
Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol conclama a população em geral e lideranças comunitárias, a se integrarem a esse verdadeiro mutirão do bem, que tem como objetivo intensificar o apoio às ações do Hemocentro de Brasília, no que refere à ampliação do número de doadores, especialmente os dos tipos A negativo e O negativo.
Por Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está distribuindo senhas preferenciais para doadores de sangue O negativo e A negativo entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março. A medida busca priorizar o atendimento a esses grupos em um momento crítico, quando os estoques necessitam de reforço para garantir o atendimento hospitalar no período pós-Carnaval.
“A senha preferencial é uma estratégia que utilizamos quando os estoques de determinada tipagem precisam ser reforçados. O sangue O negativo é o doador universal, ou seja, pode ser transfundido em qualquer paciente em situação de emergência. Já o A negativo também é um tipo raro e essencial para atendimentos hospitalares. Por isso, precisamos garantir níveis seguros desses tipos sanguíneos”, explica Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília.
Historicamente, o período pós-Carnaval registra uma redução no número de doadores de sangue, ao mesmo tempo em que a demanda hospitalar pode aumentar. “Fazemos um apelo à população O negativo e A negativo para que compareça ao Hemocentro e contribua com esse gesto solidário e essencial para salvar vidas”, reforça Kelly.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
COMO FUNCIONA A SENHA PREFERENCIAL
A senha preferencial para doadores O negativo e A negativo será concedida mediante comprovação do grupo sanguíneo, seja através do cadastro no Hemocentro ou por meio de um exame de tipagem sanguínea. A iniciativa visa agilizar o atendimento e incentivar a doação, garantindo que o Hemocentro possa manter os estoques em níveis seguros.
AGENDAMENTO E ENCAIXES
O agendamento para a doação de sangue pode ser feito pela internet ou por telefone. Caso não haja vagas no dia, é possível realizar encaixe de doadores não agendados, conforme a disponibilidade de vagas diárias e a capacidade de atendimento.
O agendamento para cadastro para doação de medula óssea é obrigatório. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
DOE SANGUE
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico, faz uso de medicamentos ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para verificar se está apto a doar.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.