Notícia Aberta
Economia de energia elétrica no Sol Nascente/Pôr do Sol
COMPARTILHAR
Famílias do Sol Nascente e Pôr do Sol poderão trocar lâmpadas ineficientes por modelos de LED gratuitamente nesta sexta-feira (21/02), na sede da Administração Regional.*
Ascom - Sol Nascente/Pôr do Sol
A Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol apoia a Neoenergia, com o projeto Energia com Cidadania, que leva informações sobre economia de energia e contribui para a redução da conta de luz.
Com o objetivo de minimizar o desperdício e promover o uso eficiente da energia elétrica, a Neoenergia lançou o projeto Energia com Cidadania, uma iniciativa voltada para comunidades de baixo poder aquisitivo do Distrito Federal. A unidade móvel da distribuidora estará na Administração Regional para realizar a troca de lâmpadas convencionais por modelos de LED e orientar a população sobre o uso racional de equipamentos elétricos, ajudando a reduzir o consumo de energia.
A ação é destinada a clientes residenciais, que poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que consomem 40% menos energia. Para receber o kit de lâmpadas novas, os participantes devem residir na comunidade ou estar cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), não possuir débitos com a concessionária, apresentar a conta de energia e um documento de identificação do titular, além de entregar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (de potência igual ou superior a 15W).
Em março, o projeto está previsto para atender as regiões de São Sebastião, Samambaia e Taguatinga, com expectativa de trocar mais de 5.850 lâmpadas nesses locais. Em 2024, o Energia com Cidadania já beneficiou 29 regiões administrativas, substituindo mais de 64.782 lâmpadas ineficientes e atendendo mais de 14.000 clientes.
A Neoenergia acredita que a educação é um fator essencial para a formação de hábitos sustentáveis no uso da energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cidadã, a preservação ambiental e a economia familiar.
Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são realizadas em parceria com as administrações regionais e entidades locais, com foco nos clientes residenciais de baixa renda.