22/08/2025 às 14h58 - Atualizado em 22/08/2025 às 14h58

GDF Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente/Pôr do Sol

COMPARTILHAR

Ascom - RA Sol

Como parte das comemorações do mês de aniversário do Sol Nascente/Pôr do Sol, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, promove mais uma edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão. O evento acontece de hoje (22), das 9h às 16h, até amanhã, das 9h às 12h, no Sol Nascente, na Quadra 105, perto do Restaurante Comunitário.

O programa tem o objetivo de levar serviços públicos para diversas regiões do DF, facilitando o acesso da população a atendimentos e informações importantes, além de diversão e atrações culturais para crianças e adultos. Confira abaixo a relação de todos os serviços e atividades que serão oferecidos à população.

O administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, esteve presente ao evento e falou sobre a importância do projeto para a cidade. “Eventos dessa natureza são de fundamental importância para nossa cidade. Os serviços aqui oferecidos vêm ao encontro dos anseios da população. O GDF tem feito muito pelo Sol Nascente/Pôr do Sol, com obras diversas, programas sociais e assistências aos mais necessitados. Hoje, nossa comunidade pode se orgulhar de viver em uma cidade em desenvolvimento”.

Programa Nasce Uma Estrela

Um dos destaque da ação é o programa Nasce uma Estrela, eu Promove o acolhimento, a escuta qualificada e a orientação de gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo o acesso a direitos fundamentais, com foco na proteção integral da primeira infância.

O Nasce uma Estrela é realizado de forma itinerante, acompanhando as edições do GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorrem quinzenalmente nas Regiões Administrativas do DF.

 O programa conta com parcerias valiosas de profissionais voluntários especializados na temática, que atuam como facilitadores do curso. Entre eles, destacam se doulas, enfermeiras obstetras, psicólogas, técnicas em enfermagem, pedagogas, psicanalistas, além de representantes de instituições de ensino que apoiam a iniciativa.

O curso aborda temas como: gestação, parto, puerpério, saúde mental, nutrição e direitos sociais. Ao final do curso as participantes recebem certificados de participação e uma bolsa maternidade com alguns itens de enxoval para o bebê.

 A bolsa maternidade e todos os seus itens é fabricada por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP. Outro importante projeto de ressocialização da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – SEJUS.

 

Veja todas as fotos do evento (imagens Thalissa Faleiro)