18/08/2025 às 11h24 - Atualizado em 18/08/2025 às 11h33

Nasce uma Estrela no Sol Nascente/Pôr do Sol

COMPARTILHAR

Secretária de Justiça e Cidadania-SEJUS-DF Cláudia Passamani, e alunas de uma das turmas do curso Nasce uma Estrela. (Fotos: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus)

Nos próximos dias 22 e 23 (sexta-feira e sábado), como parte das comemorações dos seis anos do Sol Nascente/Pôr do Sol, a Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejus-DF promoverá mais uma edição do programa Nasce uma Estrela, que vem sendo realizado desde 2024. O curso Nasce uma Estrela acontece quinzenalmente, durante as edições do GDF Mais Perto do Cidadão, que será realizado na quadra 105, próximo ao Restaurante Comunitário. A cada evento, novas atividades e especialistas se juntam à equipe, formada por bombeiros, doulas, enfermeiras, médicos obstetras, dentistas, pediatras e assistentes jurídicos.

As gestantes aprendem sobre cuidados com o bebê, aleitamento materno, prevenção de cólicas, segurança no sono, saúde emocional no pós-parto, uso do sling e direitos das mães. Há também demonstrações de primeiros socorros e orientações para lidar com desconfortos típicos da gestação.

Recentemente, o programa iniciou uma nova etapa, em que a equipe visita as participantes do curso em suas casas, durante a gravidez ou já no pós-parto, oferecendo acompanhamento personalizado e assistência complementar. Esse contato direto permite reforçar as orientações recebidas, esclarecer dúvidas, identificar necessidades específicas e fortalecer o vínculo com as famílias atendidas.

No encerramento de cada edição do curso, as participantes recebem uma bolsa com roupas e itens essenciais para o bebê, como sabonetes, lenços umedecidos e fraldas, além de participar de sorteios de brindes — incluindo slings e peças de enxoval.

Kits para as alunas que concluem o curso.

A iniciativa já beneficiou cerca de duas mil mulheres em diferentes regiões administrativas, oferecendo cursos e orientações que preparam gestantes e mães de recém-nascidos para uma maternidade mais segura, informada e acolhedora.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, idealizadora do programa Nasce uma Estrela e da campanha Educação Vem do Berço, ressalta o impacto dessas iniciativas. “Sou mãe e sei como este período é delicado e transformador. Fazemos questão de oferecer informação, cuidado e acolhimento desde o início da vida. Esses projetos mudam realidades e fortalecem famílias”.