17/03/2025 às 16h41 - Atualizado em 17/03/2025 às 16h41

Oficina sobre os planos de transporte e mobilidade chega ao Sol Nascente/Pôr do Sol, entre os dias 07 e 10 de abril.

COMPARTILHAR

 

Doze cidades já debateram os planos de transporte e mobilidade; até abril, haverá sessões presenciais em todas as regiões administrativas

Por Agência Brasília – edição: Ascom - Sol Nascente

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) encerrou, na noite de quinta-feira (13), a primeira semana de debates sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do Distrito Federal. Até o momento foram realizadas oficinas de diagnóstico em 12 cidades. Os eventos serão retomados no próximo dia 24, devendo percorrer todas as regiões administrativas até o mês de abril.

Nas oficinas, a população apresenta sugestões sobre as obras e serviços necessários para ampliar e modernizar o transporte público e a mobilidade urbana no DF. Os moradores do Plano Piloto, SCIA, Taguatinga, Gama, São Sebastião, Samambaia, Riacho Fundo, Planaltina, Brazlândia, Paranoá, Ceilândia e Sobradinho foram os primeiros a participar dos eventos.


As próximas oficinas de diagnóstico do PDTU e PMUS, entre os dias 24 e 27 deste mês, serão nas regiões administrativas de Sobradinho II, Arapoanga, Fercal, Varjão, Itapoã, Lago Norte, Água Quente, Recanto das Emas, Sudoeste/Octogonal, S.I.A. e Cruzeiro.

As oficinas abordam tudo, desde as propostas para melhoria do transporte coletivo, passando por calçadas e passarelas, até ampliação de modais como metrô e BRT. As equipes técnicas recebem as contribuições por escrito e dão oportunidade para as pessoas explicarem suas sugestões.

A Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol receberá a oficina itinerante nos dias 07 a 10 de abril próximo.