25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/05/24 às 17h16 - Atualizado em 8/05/24 às 14h34

Unidade móvel da DPDF promove mutirão para cadastramento de tarifa social no Sol Nascente

COMPARTILHAR

A unidade móvel de atendimento itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoverá um mutirão para cadastramento de tarifa social no Sol Nascente. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (8) das 12h às 18h, na sede da administração local – SHSN VC 311, Trecho II, Sol Nascente.

A ação, coordenada pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa do Consumidor (Nudecon), ofertará pela primeira vez o cadastramento de tarifa social para as famílias da região que tenham o direito e não estejam sendo ainda beneficiadas. A iniciativa será realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Durante o mutirão, o Centro de Referência de Assistência Social Móvel (Cras/Móvel) ofertará ações de atualização do sistema de assistência social, além do agendamento para a OSC Instituto Mãos Solidárias, para inscrição e atualização de cadastro único, oportunizando maior número de famílias atendidas pela ação.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o mutirão para cadastramento de tarifa social não apenas garante o acesso a um serviço essencial, mas também contribui para a redução da desigualdade e a proteção dos direitos humanos da população em situação de vulnerabilidade. “A ação é de extrema importância, pois fornece informações e orientações sobre os direitos dos cidadãos e informa sobre os recursos disponíveis para garantir o acesso a serviços essenciais”, explicou.

Para o chefe do Nudecon, Antônio Carlos Cintra, a iniciativa reduz as barreiras geográficas e financeiras que impedem as pessoas em situação de vulnerabilidade de comparecerem a um órgão público para fazer o cadastramento. “Além de ajudar no processo prático de cadastramento, os mutirões também servem como uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a existência e os benefícios da tarifa social”, afirmou.

*Com informações da DPDF

Mapa do site Dúvidas frequentes