25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/24 às 10h17 - Atualizado em 8/05/24 às 14h36

Governo do Distrito Federal cria Comitê de Emergência Brasília pelo Sul

COMPARTILHAR

Texto: Catarina Loiola e Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou, na tarde desta terça-feira (7), a criação de um comitê de emergência para arrecadação de doações destinadas ao estado do Rio Grande do Sul, em razão das inundações que assolam a região Sul do país.

Integram o Comitê de Emergência Brasília pelo Sul as secretarias de estado, órgãos e agências públicas, como a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), e serão convidados também para compor a equipe representantes de associações e federações da sociedade civil, do Tribunal de Contas do DF e da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

O grupo será responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações. As ações do comitê serão gerenciadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

“Convido você a fazer parte dessa corrente de solidariedade, porque solidariedade não tem fronteiras. Então doe itens que você tem na sua casa, que estão em perfeito estado de conservação e que você sabe que está fazendo falta para quem se encontra na região Sul do Brasil. Doe alimentos, medicamentos, curativos, água potável, itens de higiene pessoal, de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, e tudo aquilo que você imaginar que possa ajudar”, destaca a primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

Os cidadãos interessados em ajudar a população do Rio Grande do Sul podem levar as doações para os pontos de coleta. Entre os itens emergenciais estão:

→ Colchões
→ Água
→ Roupa de cama
→ Toalhas de banho
→ Cobertores
→ Material de higiene
→ Materiais de limpeza
→ Leite em pó
→ Ração para animais
→ Cestas básicas
→ Absorventes
→ Roupas íntimas
→ Mamadeiras de bico
→ Fraldas infantis e geriátricas

As doações podem ser entregues nos grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), nas administrações regionais e na Base Aérea de Brasília.

Mapa do site Dúvidas frequentes