Perguntas Frequentes da Administração
Perguntas Frequentes da Administração
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Protocolo:
- Como posso ter acesso a documentos e processos em que sou o interessado?
O Acompanhamento de processo pode ser feito de modo eletrônico utilizando o instituto do Usuário Externo – junto ao Sistema SEI.
Você poderá acompanhar o andamento do processo acessando o Portal Sei (www.portalsei.df.gov.br) menu Pesquisa Processo, ou ainda poderá requerer acesso para acompanhamento de conteúdo se cadastrando como Usuário Externo Sei, cadastro realizado no mesmo portal link para o cadastro de usuário externo: http://www.portalsei.df.gov.br/usuario-externo/
O desarquivamento de processo pode ser pedido por qualquer interessado no processo ou por seu representante, destacando nos processos públicos todo e qual quer cidadão pode ser o interessado , mas nos processos restritos (como Aprovação de Projeto, Licenças em geral) o interessado será o proprietário do imóvel ou do estabelecimento ou procurador devidamente construído por meio de procuração publica.
- Como posso acompanhar processo que sou interessado?
Deverá ser recolhidos os valores junto ao Banco de Brasília S.A – BRB, por meio de Documento de Arrecadação – DAR, (Taxa de Expediente).
- Quem pode solicitar o desarquivamento de processos?
Cabe a cidadão dizer em seu requerimento de que forma deseja receber os documentos e/ou processo, se eletrônico, podendo ser enviados para o endereço de e-mail informado no Requerimento, em mídia de CD- ROW ou Pen drive, neste caso deve o cidadão entregar mídia própria para a cópia, ou ainda, poderá receber por meio físico, neste ultimo caso, será cobrada taxa de reprografia no valor de 0,20 (vinte centavos ) por fase de cópia.
Ressaltando que somente poderão ser entregues cópias no formato de folha de A4.
- Como posso fazer o pagamento de cópias físicas?
Conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI), o prazo é de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do pedido, todavia, dependendo do volume de documentos ou processos, se necessário a Administração poderá requerer prorrogação do prazo por mais 20 dias a fim de atender em definitivo a demanda.
- Como receberei os documentos e ou processos requeridos?
Para ter acesso a documentos e processo o cidadão deve se dirigir até o Protocolo da Administração Regional, e de posse de seus documentos pessoais (Nome, RG, CPF, Endereço físico, endereço eletrônico – e-mail e telefones de contato) formular requerimento, informando o tipo de documento e ou processo que deseja ter acesso e para qual finalidade e em qual formato (físico ou eletrônico) deseja receber.
- Qual o prazo estabelecido para disponibilizar documentos e processos?
GEPES – GERÊNCIA DE PESSOAS
- Como posso adquirir uma Declaração Atividade Funcional, como ex- servidor comissionado?
Você poderá se dirigir pessoalmente a Gerência de Pessoas e formular requerimento no ato do atendimento ou requerer em por meio do Aplicativo E-GDF menu E-cidades (na sua loja de aplicativos). No requerimento é necessário constar Nome Completo do Servidor, RG, CPF, Filiação, Data de Nascimento, Endereço residencial, e-mail e telefones de contato.
O prazo para atendimento desta demanda é de 10 dias.
GEAD – GERÊNCIA DE ADMINSTRAÇÃO
- Como funciona as compras públicas da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol.
A regra prevista no ordenamento jurídico é a obrigatoriedade da licitação para aquisições/contratações ou de alienações que a Administração Pública possa realizar a instrução processual, no entanto, a própria constituição federal prevê no Inciso XXI, do Art. 37 da Constituição Federal as hipótese em norma específica de exceção a regra, denominada como contratação direta nos termo da Lei nº 14.133/2021 combinado com o Decreto nº 44.330/2023.
A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) nº 14.133/2021 prevê em seu texto legal as hipóteses de licitação e contratação direta (dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação), devendo o órgão após planejamento da aquisição/contratação analisar as hipóteses em que se enquadram na legislação mencionada.
Isto posto, além da NLLC a Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol, deverá seguir o Decreto nº 44.330/2023 que regulamenta a utilização da lei de licitações e contratos no âmbito do Governo do Distrito Federal e outras legislações pertinentes ao tema.
Atualmente, este órgão realiza a maioria das aquisições e contratações por meio de participação e Adesões em Atas de Registro de Preços, que são realizados pela Subsecretaria de Compras Governamentais da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC/SCG).
- Como posso participar como fornecedor em processos de compras da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol por dispensa de licitação?
Em casos excepcionais, a Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol realiza dispensas de licitação, nos termos da Lei nº 14.133/2021 combinado com o Decreto nº 44.330/2023.
Os fornecedores interessados terão acesso a publicidade dos atos de eminente aquisição ou contratação por intermédio do Diário Oficial do Distrito Federal, site ou acompanhamento no instragram do órgão.
Os requisitos para participação nas eventuais contratações e aquisições estarão disponíveis no Termo de Referência ou Projeto Básico e seus anexos com o objeto pretendido pela Administração visto o interesse público e a prestação de serviços. Os fornecedores deverão conter a habilitação regular, nos termos da Lei nº 14.133/2021 combinado com o Decreto nº 44.330/2023.
- Como fico sabendo da realização de dispensa de licitação?
Além de dar publicidade ao ato no Diário Oficial do Distrito Federal, site ou acompanhamento no instragram do órgão, geralmente a Administração entra em contato por e-mail com os fornecedores do nicho que se pretende contratar, mas estamos construindo um cadastro e fornecedores.
- Quem pode conduzir veículos oficiais da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol?
Servidores efetivos ou comissionados devidamente autorizados à conduzir veiculo oficial.
- Para que é usado os carros oficiais da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol
Os veículos oficiais somente podem ser usados pelos servidores para desempenharem atividade fim do Órgão na prestação de serviços públicos à comunidade, como transporte de outros servidores para reuniões e vistorias, de reeducandos (Contrato Funap) aos locais de realização de operações de tapa-buracos, podas, aceiros etc e, para o transporte de materiais e equipamentos como: manta asfáltica, motosserra, moto podas e demais, sendo vedado o uso por interesse pessoal.
NUMAP – NÚCLEO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO
- Como faço para receber doações de material e bens da Sol Nascente e Pôr do Sol?
A Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol não pode realizar doações diretas à cidadãos, os bens de consumo, móveis e imóveis adquiridos pela Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol são de uso exclusivo do Órgão para a prestação de serviços publico a comunidade, não podendo ser destinado a outro fim.
GEOFIN – GERÊNCIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS
- Como posso acompanhar as despesas da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol?
Você pode acompanhar as despesas da Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol por meio do Portal da Transparência (http://www.transparencia.df.gov.br/#/)
Central de Aprovação de Projeto (CAP):
- Como faço para dar entrada no alvará de construção?
Mediante o nº do processo, o interessado deve consultar no Protocolo da Administração, como está o andamento do seu processo.
Gerência de Licenciamento de Obras e Atividades Econômicas (GELOAE):
- É necessário ir à Administração Regional para dar início ao processo de licenciamento?
Não. O interessado deverá acessar o site http://portalservicos.jucis.df.gov.br/Portal, portal de Serviços da JUCIS-DF pelo “gov.br”.
- A Administração Regional é responsável por emitir o certificado de licenciamento?
Não. Para que o estabelecimento seja licenciado é necessário a aprovação de outros órgãos, e no final do processo, o certificado será emitido no site http://portalservicos.jus.df.gov.br/Portal para emissão do Certificado de Licenciamento.
- Porque o lote que tinha destinação comercial hoje não tem mais?
A LC 948-LUOS/2019 trouxe outras destinações para os lotes e a análise de viabilidade de endereço é feita de acordo com a lei vigente.
- Qual o valor da Taxa de Área Pública?
O preço de ocupação de área pública no ano de 2021 na Região Administrativa do Sol Nascente e Pôr do Sol é de R$0,35 m² (trinta e cinco centavos o metro quadrado).
- Por que a viabilidade foi indeferida? Ex: Abertura de lava-jato em área residencial.
Porque a atividade não é permitida em área residencial, conforme Lei Complementar nº 948 – LUOS.
- Como faço para dar entrada no Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE)?
O RLE é totalmente digital, basta acessar o portal e serviços da JUCIS, disponível em http://portalservicos.jucis.df.gov.br/Portal, acessar com “gov.br” e conferir as 6 (seis) etapas para o processo de registro e licenciamento de uma empresa:
– Viabilidade
– Coletor Nacional (DBE)
– Integrador (FCN/RE)
– Entrega de Documentação (JCDF)
– Inscrições Tributárias
– Licenciamento
- O que é necessário para dar entrada na Licença Eventual?
- Cadastrar o evento na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), com 30 (trinta) dias de antecedência ao evento;
- O interessado antes de dar entrada no requerimento no setor responsável protocolo, deverá apresentar toda a documentação do evento com 10 dias de antecedência na Gerência de Licenciamento da Administração Regional, para conferência.
- Qual o prazo para resposta à consulta de viabilidade?
O prazo de análise de viabilidade de localização é de 5 dias úteis para empresas com atividades de baixo risco ou seja em área urbana.
Diretoria de Aprovação e Licenciamento – DIALIC
- Como faço para saber o andamento do meu processo de engenho publicitário?
Procurar o setor da GEAPRO na Administração de Ceilândia ou fazer a pesquisa mediante o nº do processo, via SEI.
- Dúvidas a respeito de parâmetros construtivos, notas de gabarito, afastamentos, enre outros.
A orientação dada é procurar o setor da Central de Aprovação de Projetos (CAP).
- Como faço para realizar solicitações diversas (PEC's, praças, estacionamentos, calçadas…)?
Procurar a Ouvidoria da Administração para fazer a solicitação.
- Como faço para solicitar cópia do croqui de área interessada na cidade de Ceilândia?
A Geapro disponibiliza para o solicitante.
- Como faço para obter requerimento de Raio de Anuência?
Deve-se dar entrada no Protocolo da Administração. Logo após, a Geapro providenciará o formulário de Anuência de Vizinhança.
Acesso à Informação
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